homem · saúde · temas

Saúde do homem – andropausa e câncer de próstata

andropausa-1

Que os homens são menos preocupados com a saúde que as mulheres, isso nós sabemos. Mas, como então ajudá-los? Simples, com informação. Por isso, listamos duas das principais doenças que atingem este público: andropausa e câncer de próstata.

O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), ou andropausa, decorre da diminuição da produção de testosterona, hormônio masculino produzido nos testículos. A andropausa pode causar grande variedade de sinais e sintomas e estar relacionada a diversas enfermidades do homem.

Diferente da menopausa, que geralmente ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos, a andropausa pode ser bem mais gradual e se estende por décadas. Atitudes, estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade e infecções podem desencadeá-la. Com a idade, o declínio nos níveis de testosterona vai ocorrer praticamente em todos os homens.

Já a próstata é uma glândula presente apenas no organismo masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga e é responsável pela produção de 70% do líquido seminal (esperma). Diversas doenças podem atingir a próstata, tais como hipertrofia benigna (aumento do tamanho da glândula), prostatite (inflamação) e câncer. O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens; aproximadamente 18% da população masculina mundial tem câncer de próstata. Ele ocorre principalmente na maturidade, e 75% dos casos são diagnosticados em homens de mais de 65 anos.

No Brasil, segundo a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deverão ser diagnosticados 49.530 casos de câncer de próstata no ano, ou seja, 52 a cada grupo de 100.000 homens. Esse número equivale a 10,6% de todos os casos de câncer e a 21% dos cânceres que acometem os homens.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s